A história da medicina veterinária remonta a 9000 anos antes de cristo, onde os pastores usavam técnicas medicinais rudimentares para tratar as suas ovelhas, cabras e até os cães que os ajudavam. No Egipto, 4000-3000 anos antes de cristo o tratamento dos animais tornou-se mais comum, mas ainda de uma forma muito pouco desenvolvida.
Quatro textos hindus, datados de 1900 antes de cristo, foram descobertos, e os apontamentos considerados direcionados para medicina veterinária, apesar de embrionários. Arqueologistas, no ano de 1850 depois de cristo descobriram fragmentos de papiros referentes a um livro de medicina veterinária.
Os textos descreviam doenças em pássaros, gado em geral, cães e peixes. Mas, a medicina ancestral era focada principalmente em cavalos, por estes serem economicamente importantes, pois eram usados como transporte, para agricultura e trocas.
A primeira faculdade de medicina veterinária foi criada em Lyon, França, em 1760 por Claude Bourgelat. Apesar de haver provas de alguma “medicina animal” 9 mil anos antes de cristo, Claude é considerado o fundador da medicina veterinária.
Desde então, a medicina humana e a medicina veterinária têm evoluído lado a lado. Porém, mesmo com o avançar da tecnologia, a aplicação em medicina veterinária começou muito mais tarde do que na medicina humana.
Em Portugal, a primeira Faculdade de Medicina Veterinária é a de Lisboa, criada em 1830, seguida da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Mais consciência, segurança e exigência pela sociedade, tornou o médico-veterinário essencial no dia a dia das pessoas. Hoje em dia, a importância do médico-veterinário na sociedade é muito elevada. O médico-veterinário já não é visto apenas como o “tratador de doenças em animais”, sendo importante a sua presença noutras áreas. Saúde e bem-estar animal, qualidade e segurança alimentar, proteção ambiental são alguns ramos que vamos falar e demonstrar a sua importância e aplicação.
Se respondeu clínica veterinária, hospital veterinário, com gado, ou no jardim zoológico, desengane-se, há mais medicina veterinária do que o que possa imaginar:
Com a crescente necessidade de dar os melhores cuidados aos nossos patudos domésticos, e mantermos o nosso conforto e o deles, cada vez mais os tutores optam por fazer consultas em domicílio, e apenas deslocar o animal para um hospital/clínica se for estritamente necessário. Para além do veterinário "tradicional", existe ainda:
A título de curiosidade seguem alguns exemplos de outras áreas da medicina veterinária:
Como já viu há muitas mais áreas na medicina veterinária do que aquelas usualmente referidas.
Precisa de um veterinário?
Estamos cá para ajudar! Marque uma consulta connosco ou contacte-nos para mais informações.
Contacte-nos!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!