A esgana canina é uma doença viral de evolução rápida, altamente contagiosa e frequentemente fatal. Não existe nenhum tratamento específico para a esgana. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a esgana nos cães. Saiba tudo sobre esgana canina com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio.
O que é a Esgana Canina?
A esgana canina é uma doença multisistémica, frequentemente fatal, causada por um vírus do género Morbillivirus. A prevalência de esgana canina é superior em cachorros entre os 3 e os 6 meses de idade. A transmissão do vírus da esgana pode ocorrer através do contacto com saliva, urina, fezes ou secreções respiratórias infetadas.
O vírus da esgana afeta maioritariamente os tecidos linfáticos, o epitélio dos tratos respiratório, alimentar e urogenital, as glândulas endócrinas e exócrinas, e o sistema nervoso central (esgana nervosa). A esgana nos cães é uma doença que apresenta uma distribuição mundial, sendo prevalente também em Portugal.
Sintomas da Esgana Canina
Os sintomas da esgana canina variam consoante a fase de desenvolvimento da doença. Na fase inicial (7-10 dias após a infeção) é frequente o aparecimento de febre, corrimento ocular e nasal, anorexia e tosse.
Já numa fase posterior, podem ocorrer diarreias hemorrágica, sinais neurológicos (convulsões, por exemplo) e alterações cutâneas (espessamento do nariz e das almofadinhas plantares, por exemplo), como resultado da disseminação do vírus pelo trato gastrointestinal, sistema nervoso central (esgana nervosa) e pele. A taxa de mortalidade da doença nos cães nesta fase pode ascender os 50%.
Tratamento da Esgana Canina
O tratamento da esgana nos cães varia consoante o quadro clínico, baseando-se tipicamente em terapêuticas de suporte (fluidos, antieméticos, antibióticos, entre outras medicações), dado que não existe nenhum tratamento específico para o vírus da esgana.
Os cães diagnosticados com esgana devem ser mantidos em isolamento, de forma a minimizar o risco de infeções secundárias.
A Esgana Canina tem cura?
A cura da esgana está dependente do desenvolvimento de uma resposta imunológica efetiva por parte do cão, uma vez que não existirem medicamentos antivirais específicos para tratamento da esgana nos cães.
O cão deverá ser hidratado, no caso de ter febre será medicado para aliviar a mesma. As infecções secundárias devem ser controladas com antibióticos e deverá ser fornecido suporte nutricional adequado.
É importante isolar o cão infectado de outros cães para evitar a propagação do vírus e seguir as orientações do veterinário para garantir o melhor cuidado possível. A recuperação da esgana pode levar tempo e dependerá da gravidade da doença e da resposta imunológica do cão. Alguns cães podem apresentar sequelas permanentes mesmo após a recuperação.
Com prevenir a Esgana Canina?
A medida mais eficaz de prevenção para a esgana canina é, sem dúvida, a vacinação. A esgana é uma das doenças nos cães com maiores taxas de mortalidade.
Portanto, é importante manter o calendário de vacinação atualizado e consultar regularmente um veterinário para garantir a saúde do seu cão.
Vacine o seu animal!
Quer marcar uma consulta para vacinar o seu animal sem sair de casa? Está no sítio certo!
Marque uma consulta!