Marque Connosco

A esgana canina é uma doença viral de evolução rápida, altamente contagiosa e frequentemente fatal. Não existe nenhum tratamento específico para a esgana. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a esgana nos cães. Saiba tudo sobre esgana canina com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio.

 

O que é a Esgana Canina?

A esgana canina é uma doença multisistémica, frequentemente fatal, causada por um vírus do género Morbillivirus. A prevalência de esgana canina é superior em cachorros entre os 3 e os 6 meses de idade. A transmissão do vírus da esgana pode ocorrer através do contacto com saliva, urina, fezes ou secreções respiratórias infetadas.

O vírus da esgana afeta maioritariamente os tecidos linfáticos, o epitélio dos tratos respiratório, alimentar e urogenital, as glândulas endócrinas e exócrinas, e o sistema nervoso central (esgana nervosa). A esgana nos cães é uma doença que apresenta uma distribuição mundial, sendo prevalente também em Portugal.

Esgana Canina
Esgana Canina

Sintomas da Esgana Canina

Os sintomas da esgana canina variam consoante a fase de desenvolvimento da doença. Na fase inicial (7-10 dias após a infeção) é frequente o aparecimento de febre, corrimento ocular e nasal, anorexia e tosse.

Já numa fase posterior, podem ocorrer diarreias hemorrágica, sinais neurológicos (convulsões, por exemplo) e alterações cutâneas (espessamento do nariz e das almofadinhas plantares, por exemplo), como resultado da disseminação do vírus pelo trato gastrointestinal, sistema nervoso central (esgana nervosa) e pele. A taxa de mortalidade da doença nos cães nesta fase pode ascender os 50%.

 

Tratamento da Esgana Canina

O tratamento da esgana nos cães varia consoante o quadro clínico, baseando-se tipicamente em terapêuticas de suporte (fluidos, antieméticos, antibióticos, entre outras medicações), dado que não existe nenhum tratamento específico para o vírus da esgana.

Os cães diagnosticados com esgana devem ser mantidos em isolamento, de forma a minimizar o risco de infeções secundárias.

A Esgana Canina tem cura?

A cura da esgana está dependente do desenvolvimento de uma resposta imunológica efetiva por parte do cão, uma vez que não existirem medicamentos antivirais específicos para tratamento da esgana nos cães.

O cão deverá ser hidratado, no caso de ter febre será medicado para aliviar a mesma. As infecções secundárias devem ser controladas com antibióticos e deverá ser fornecido suporte nutricional adequado.

É importante isolar o cão infectado de outros cães para evitar a propagação do vírus e seguir as orientações do veterinário para garantir o melhor cuidado possível. A recuperação da esgana pode levar tempo e dependerá da gravidade da doença e da resposta imunológica do cão. Alguns cães podem apresentar sequelas permanentes mesmo após a recuperação.

 

Com prevenir a Esgana Canina?

A medida mais eficaz de prevenção para a esgana canina é, sem dúvida, a vacinação. A esgana é uma das doenças nos cães com maiores taxas de mortalidade.

Portanto, é importante manter o calendário de vacinação atualizado e consultar regularmente um veterinário para garantir a saúde do seu cão.

Vacine o seu animal!

Quer marcar uma consulta para vacinar o seu animal sem sair de casa? Está no sítio certo!

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Quero marcar uma consulta em Clínica

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!