O comportamento animal é a reflexão física do estado emocional de um animal, ou seja, é a forma mais direta de acedermos aos seus sentimentos. Podem manifestar-se de maneiras mais ou menos subtis, podendo ser um desafio até para o tutor mais atento.
Importância do Comportamento Animal
Sendo uma manifestação do estado emocional, conhecer o normal comportamento de um animal pode ajudar-nos a identificar os comportamentos “anormais”, normalmente presentes em situações de bem-estar comprometido. Conhecer o comportamento de outras espécies pode ajudar a que as interações sejam possíveis e positivas, fundamentais para uma saudável relação humano-animal.
Infelizmente, os problemas comportamentais levam ao abandono e negligência, resultando muitas vezes na morte do animal.
Segundo alguns estudos, são mais os casos de morte ou abandono por problemas comportamentais do que por problemas cardíacos, endócrinos e/ou neoplásicos, combinados!
Já conhece os nossos treinos ?
Sabia que os Veterinários Sobre Rodas, dispões de treinos comportamentais ao domicilio e/ou na nossa Creche?
Quero saber mais!Tipo de Comportamento Animal
Qualquer comportamento terá dois tipos base: comportamento normal e comportamento anormal. Este repertório comportamental depende obviamente da espécie.
Um gato e um cão, por exemplo, têm repertórios comportamentais completamente diferentes. Enquanto o abanar de cauda de um cão revela normalmente um estado emocional positivo, o abanar de causa de um gato tem exatamente o significado contrário.
Há que conhecer o comportamento normal para identificar o comportamento anormal.
No entanto, não são apenas os comportamentos anormais que necessitam de tratamento. Por vezes, um comportamento dito normal pode ser um grande problema para a convivência com o seu tutor.
É normal um cão escavar, mas estraga o jardim, assim como é normal um gato afiar as unhas, mas estraga o sofá... São comportamentos normais das espécies mas que podem ser um grande problema para os tutores.
Não podemos pedir ao cão que não escave nem ao gato que não arranhe, mas entendendo as necessidades e os comportamentos animais, podemos redirecionar estas manifestações para que deixem de ser um problema.
Consulta de Comportamento Animal ao domicílio
A consulta de comportamento animal passa precisamente por identificar os comportamentos problemáticos e redirecioná-los (caso sejam comportamentos normais da espécie) ou extingui-los (caso sejam comportamentos anormais).
Para tal são necessárias interações positivas e de qualidade com o animal, que podem ser aconselhadas por um treinador, de acordo com o problema identificado.
Infelizmente nem sempre é fácil aceder ao estado emocional de um animal, pelo que poderá ser vantajoso aconselhar-se com um profissional da área de Comportamento e Bem Estar Animal, que não deverá ser confundido com um treinador.
Marque já!
O seu animal tem comportamentos problemáticos que gostaria de corrigir?
Marque uma avaliação!