Marque Connosco

O microchip para animais é implantado através de uma injeção, no lado esquerdo do pescoço, por baixo da pele. Desta forma torna-se impossível de remover, sendo assim um ato único na vida do animal de estimação.

A colocação de microchip é um ato exclusivo do Médico Veterinário.

 

O que são microchips?

Os microchips são pequenos dispositivos estéreis, fazendo lembrar um grão de arroz, implantados pelo Médico Veterinário no tecido subcutâneo.

A cada microchip para animais está associado um código numérico único, depois cruzado com os dados do detentor num sistema informático próprio.

Para que serve o microchip?

O microchip para animais serve para identificar animais que estejam perdidos e contrariar o abandono, promovendo a detenção responsável de animais de companhia. Através de um pequeno leitor é possível identificar o código numérico associado ao animal e, posteriormente, reconhecer o tutor através dos dados que constam na base de dados.

Atualmente existem duas bases de dados de identificação de animais de companhia:

  1. SICAFE - Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos; 
  2. SIRA - Sistema de Identificação e Recuperação Animal.

O SICAFE é utilizado por Médicos Veterinários Municipais e o SIRA por Centros de Atendimento Médico-Veterinários, ambos geridos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Foi no entanto aprovado, em Diário da República, o decreto de lei que cria o SIAC - Sistema de Informação de Animais de Companhia que visa manter todos os registos numa base de dados única, tornando a gestão de dados mais eficaz.

No entanto, o microchip não permite a geolocalização, ou seja, não tem GPS. Caso o animal desapareça por qualquer motivo, não é possível localizá-lo. No entanto, pode sempre adquirir uma coleira com chip rastreador, comercializada por algumas marcas de telecomunicações.

Assim, caso encontre um animal na rua, deve levá-lo ao Médico Veterinário ou ao Canil Municipal para que seja feita a identificação do animal e o contacto com o respetivo detentor.

Microchip para Animais de Estimação

Quanto custa o microchip?

O valor do microchip pode ser variável consoante o modelo a utilizar. Geralmente são utilizados microchips mais pequenos (chip para gato) para facilitar a aplicação em gatos e microchips maiores (chip para cão) com o objetivo de facilitar a identificação do chip no tecido subcutâneo de animais maiores (cães de médio e grande porte).

Para saber qual o microchip mais adequado e respetivo valor, contacte-nos.

 

Microchip para cães

Em Portugal, segundo o DL no 313/2003 de 17 de dezembro, e Portaria 422/2004, de 24 de abril, o chip para cães é obrigatório para todos os cães de companhia nascidos a partir de 1 de Julho de 2008, a ser aplicado entre os 3 e os 6 meses de idade.

No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, cães de criação, cães para fins comerciais e lucrativos, etc. o microchip é obrigatório desde Julho de 2004.

No caso de animais que viajam para o estrangeiro, deverá ser tida em conta a lei decorrente junto dos serviços da Embaixada do país de destino

A 25 de Outubro de 2019 entrará em vigor nova legislação relacionada com identificação de animais de companhia, com atualizações de chip para cães e chip para gatos, que tornará obrigatória a identificação com microchip de todos os cães presentes em território nacional, no prazo máximo de 12 meses.

Microchip para gatos

Desde o dia 25 de Outubro de 2019 está contemplada a obrigatoriedade de identificação eletrónica até 120 dias após o nascimento do animal (apenas para animais nascidos após 25 de Outubro de 2019) e obrigatória para todos os gatos presentes em território nacional.

Pretende marcar uma consulta?

Se precisa de colocar microchip no seu gatinho ou cachorro, fale connosco.

Marque uma consulta!

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!