A parvovirose canina é uma doença viral extremamente contagiosa, que pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.
Apesar da parvovirose ser mais comum em cachorros entre as 6 semanas e os 4 meses de idade, também os animais mais velhos podem ser afetados.
Quando se fala de parvovirose canina, prevenir é definitivamente o melhor remédio. A vacina para a parvovirose pode salvar a vida do seu cão/cachorro.
Saiba tudo sobre a parvovirose em cães com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao Domicílio.
O que é a Parvovirose?
A parvovirose é uma doença viral causada por um virus de pequenas dimensões, chamado parvovírus canino tipo 2.
O vírus encontra-se disperso por todo o mundo, e é responsável por quadros graves de enterite hemorrágica aguda e miocardite, levando à morte de muitos animais todos os anos. A parvovirose é uma doença que pode afetar cães de todas as idades, sendo, no entanto, muito mais frequente em cachorros não vacinados entre as 6 semanas e os 4 meses de idade.
O que causa a Parvovirose?
A parvovirose em cães é causada por um vírus pertencente à família Parvoviridae, o parvovírus canino tipo 2. O termo “parvo” significa pequeno em latim, refletindo as dimensões pequenas do vírus.
A título de curiosidade, estudos científicos sugerem que o parvovírus canino tipo 2, responsável pela parvovirose em cães, resulta de mutações genéticas do vírus da panleucopenia felina, uma doença também ela grave que afeta os gatos.
Transmissão da Parvovirose
A transmissão da parvovirose ocorre maioritariamente através do contacto directo cão-cão ou pelo contacto com fezes, alimento, água, objetos (sapatos, trelas e coleiras, por exemplo) ou superfícies contaminadas (chão do canil, por exemplo) com o vírus.
O virus responsável pela parvovirose em cães é resistente a diversas condições atmosféricas, podendo permanecer no ambiente por longos períodos de tempo.
Quais os sintomas da Parvovirose?
Os sintomas que mais frequentemente estão associados à parvovirose canina são:
- Letargia
- Prostração
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Febre elevada
- Vómito
- Diarreia
Qual o tratamento indicado para a Parvovirose canina?
O tratamento indicado para a parvovirose canina é variável consoante a gravidade do quadro clínico, passando maioritariamente por uma terapia de suporte que tem como objetivo prioritário restaurar o equilíbrio hidroeletrolítico (com soluções de cloreto de potássio, por exemplo), dado que pela diarreia e pelo vómito o animal perde grandes quantidades de água e eletrólitos.
Os antibióticos de largo espectro assumem também um papel muito importante devido ao risco de septicemia.
No caso da parvovirose canina “a prevenção é o melhor remédio”.
Vacine o seu animal. A vacina da parvovirose pode ser administrada ao domicílio, saiba como com os Veterinários Sobre Rodas.
A Parvovirose tem cura?
Em alguns casos a parvovirose tem cura. À semelhança da maioria das doenças virais, não existe nenhum tratamento específico para a parvorirose canina, pelo que a cura clínica está dependente do desenvolvimento de uma resposta imunológica eficaz por parte do cão.
Quanto mais depressa for feito o diagnóstico de parvovirose e iniciada a terapia de suporte, maior a probabilidade de cura.
Reconhece estes sintomas?
Se o seu cão está com diarreia e/ou vómitos com sangue, contacte-nos de imediato! A vida do seu animal pode estar em risco.
Marque uma consulta!