Os Veterinários Sobre Rodas têm todo o gosto apresentar as nossas cirurgias veterinárias, oferecendo um serviço novamente e totalmente em sua CASA! Se está a pensar numa castração, esterilização, destartarização ou outra cirurgia, de um dos seus pets chegou ao sítio certo!
Tal como o Veterinário vai a SUA CASA, agora também transportamos o(s) seu(s) animais para a nossa clínica, de forma a que não tenha que se deslocar. E sim, SEM CUSTOS EXTRA! De forma a manter o nosso serviço a casa, garantimos o transporte do seu animal de estimação, até ao nosso centro cirúrgico, e o regresso também se encontra incluído!
Como se processam as nossas cirurgias veterinárias?
Quais são as medidas a tomar antes de o irmos buscar a sua casa?
Se está a pensar submeter o seu animal a uma esterilização ou destartarização, verifique se o mesmo tem as vacinas e as desparasitações interna e externa atualizadas.
- Após estabelecida a data da cirurgia, o seu animal deve ficar em jejum, de água e comida, a partir da 00.00h do dia do procedimento.
- A recolha do seu pet é feita por nós, entre as 08.00h e as 10.00h e deve estar sempre acompanhado do seu boletim de vacinas.
- Confine o animal idealmente 30 minutos antes da nossa chegada.
Quais são os procedimentos pré-cirúrgicos realizados?
Anteriormente à cirurgia, é feita uma consulta onde avaliamos a condição de saúde do seu animal, fazemos a sua pesagem e realizamos análises sanguíneas para que, assim, possamos averiguar se é candidato à cirurgia e garantir o mínimo risco durante o procedimento.
Esta consulta pré-cirúrgica pode ser feita pelos Veterinários Sobre Rodas em sua casa se se reunirem condições para tal. Caso não seja possível fazê-lo em casa, existe também a opção de se fazer na clínica veterinária antes da cirurgia.
Anestesia e Sutura durante a Cirurgia
Previamente ao ato cirúrgico, o animal é submetido a uma anestesia protocolada e administrada de acordo com o seu peso.
Após a fase anestésica, o animal é preparado para a cirurgia – é feita a tricotomia e a limpeza da zona onde será feita a incisão, no caso da esterilização.
Relativamente à esterilização, no caso das fêmeas, é feita uma incisão na linha média do abdómen por onde se irá aceder e fazer a remoção dos ovários e útero. No caso dos machos, para a remoção dos testículos, a incisão é feita na bolsa escrotal, no caso dos gatos; e na zona peniana, no caso dos cães.
Posteriormente, e à excepção dos gatos, é feita uma sutura intradérmica. Este tipo de sutura faz com que não seja necessário haver remoção posterior da linha, sendo esta absorvida ao longo do tempo.
Por fim, é feito um penso e colocado uma roupa cirúrgica ou um colar isabelino para protecção.
No caso da destartarização, após a fase anestésica, o animal é posicionado por forma a termos acesso à cavidade oral e assim fazer uma boa higiene e remoção de dentes, caso se verifique necessário. Neste procedimento não é necessário fazer incisões ou suturas.
Após a cirurgia, a anestesia é revertida e o animal é encaminhado para a nossa área de recobro onde irá recuperar do efeito anestésico sobre vigilância.
Marque já!
O seu animal de estimação precisa de uma cirurgia? Fale connosco e marque uma cirurgia sem sair de casa!
Clique aqui!E a seguir à cirurgia?
A entrega é feita por nós, entre as 16.00h e as 18.00h, sem custos EXTRAS!
Após a cirurgia o animal irá precisar de um período de tempo para que recupere totalmente.
Assim sendo, o animal só deve fazer uma refeição nesse dia, a partir das 21.00h, e a quantidade de comida e água deve corresponder a ¼ da capacidade das taças.
No dia seguinte, já pode disponibilizar a quantidade de comida e água normalmente oferecida.
Pode acontecer que o animal demore até 2 dias a recuperar o seu apetite normal.
Se o seu animal tiver sido submetido à esterilização, é fundamental que haja restrição de exercício pelo menos durante 10 dias, data em que recomendamos ser feita uma consulta de avaliação pós-cirúrgica. Adicionalmente, no caso dos gatos, devem ficar restritos ao interior da habitação e no caso dos cães, devem ser passeados apenas à trela.
É imprescindível o uso do colar isabelino ou roupa cirúrgica até à data da consulta pós-cirúrgica.
Medicação após a cirurgia?
Os animais submetidos à esterilização ou castração terão um plano terapêutico a cumprir após a cirurgia e os animais submetidos à destartarização, poderão necessitar de terapêutica medicamentosa antes e após o procedimento.
Todas estas informações serão explanadas na consulta pré-cirúrgica e aquando da entrega do animal, após a cirurgia.
O meu animal deve ser visto novamente após a cirurgia? Se sim, quando?
Recomendamos ser marcada uma consulta pós-cirúrgica no prazo de 10 dias após a data do procedimento, para avaliação da sutura e da saúde do animal.
ATENÇÃO: Caso observe algum dos sinais abaixo expostos, deve contactar-nos de imediato:
- Perda de apetite por mais de 3 dias
- Demonstração de dor
- Esforço para defecar ou urinar
- Alteração na zona da sutura ou penso
- Vómito e/ou diarreia
- Postração
Informações adicionais à cirurgia veterinária
A tomada de decisão para o ato cirúrgico deve ter em conta que, todos os procedimentos que envolvam anestesia têm riscos associados, mesmo quando feito um exame detalhado da condição de saúde do animal e realização de exames complementares.
Para se avançar com a esterilização ou destartarização, ser-lhe-á apresentado um termo de responsabilidade onde esta informação estará explanada. Caso surja alguma dúvida, deve expô-la para que possamos ajudá-lo neste processo.
- A existência de doença à data da cirurgia, pode levar à não realização do procedimento. Nesse caso, será cobrado o valor de uma consulta de acompanhamento (24€), bem como o valor de qualquer análise que tenha sido realizada;
- Caso seja um animal criptorquídeo (ausência dos testículos na bolsa escrotal), e seja possível a realização da cirurgia, o valor poderá sofrer alterações que serão previamente comunicadas ao tutor;
- O orçamento da cirurgia é baseada no peso do animal indicado pelo tutor, no entanto, é feita a pesagem do animal à chegada à clínica, e esse orçamento poderá sofrer alterações;
- O valor da consulta pós-cirúrgica não está incluída no orçamento da cirurgia;
- A recolha e a entrega do animal não têm custos adicionais.