Marque Connosco
Eutanásia ao domicilio

Qual o significado de eutanásia?

O termo eutanásia deriva do grego euthanatos que se traduz para “boa” (eu) “morte” (thanatos).

Neste caso, significa proporcionar uma morte calma e humanitária. É um direito animal que não se pode sobrepor ao dever cívico, estando o tutor responsável pelo tratamento e cuidado do seu animal de companhia, sempre que haja tratamento disponível e eficaz.

Caso não o faça, estará a incorrer num crime público de maus tratos animais punido com pena de prisão até 1 ano, podendo ser denunciado por qualquer cidadão.

Serviço Fúnebre

Os Veterinários Sobre Rodas contam com uma equipa de excelência que se deslocará ao seu domicílio para lhe dar todo o apoio e acompanhamento necessários.

Conheça os nossos serviço aqui!

O que é a Eutanásia em Animais?

A eutanásia animal é o nome dado ao procedimento que tem por objetivo aliviar o sofrimento do seu animal, devido a condições clínicas dolorosas ou sem tratamento, através da morte clinicamente assistida.

A eutanásia animal só pode ser feita pelo médico-veterinário, e resulta como uma solução definitiva e irreversível quando não há tratamento disponível ou quando não é possível garantir o bem estar do animal em vida.

Eutanásia Animal

Como é feita a Eutanásia em Animais?

A eutanásia em animais é feita pelo Médico Veterinário, através de uma injeção, dada preferencialmente numa veia, para que o seu efeito seja o mais rápido e indolor possível.

Em pacientes com acessos venosos difíceis, a injeção para a eutanásia animal pode ser dada no peritoneu (abdómen), tórax ou diretamente no coração. A injeção dada na eutanásia animal causa depressão do Sistema Nervoso Central, causando paragem respiratória e cardíaca.

Para diminuir o stress associado ao procedimento, geralmente o paciente é sedado, tornando a eutanásia animal mais digna. Assim, esta pode ser feita no ambiente onde o animal vive/viveu, junto dos seus tutores, evitando deslocações desnecessárias que podem ser ainda mais incómodas em animais que estão em sofrimento.

Quando é que a Eutanásia em Animais é indicada?

A eutanásia animal é sempre involuntária, pelo que tem de ser uma decisão ponderada e tomada em conjunto com os tutores e o médico-veterinário. A decisão da eutanásia em animais deverá ter sempre em conta o bem estar do animal, libertando-o de dor e/ou doenças sem tratamento 

 

O animal sofre com a Eutanásia?

Não. O procedimento que resulta na eutanásia canina/felina, neste caso, é geralmente indolor e o efeito é rápido.

O animal poderá sofrer com a manipulação ou com o ato de introdução da agulha, mas não com a injeção.

Na maioria dos casos, os animais podem ser sedados para tornar o procedimento o mais tranquilo possível. No entanto, não será nunca um sofrimento comparado com o sofrimento que leva à decisão da eutanásia animal.

Eutanásia Animal

Quanto tempo dura a Eutanásia em Animais?

O procedimento de eutanásia canina e eutanásia felina é relativamente rápido. Desde a injeção à morte do animal, leva cerca de 1 minuto. No entanto, os seus efeitos são irreversíveis, pelo deve ser uma decisão ponderada e justa.

 

O que fazer depois da Eutanásia ao meu cão/gato?

Após a eutanásia canina/felina, há 2 coisas que devem ser feitas:

  • Por motivos de saúde pública, o cadáver deve ser transportado para tratamento: nos serviços camarários municipais pode ser feita a cremação, individual ou conjunta;
  • Em serviços fúnebres, há outras opções que tendem a homenagear a vida do animal de diversas formas ou guardar as suas cinzas numa urna.

Com cada vez mais tutores a considerar os animais de companhia como um membro da família, a morte do animal deve ser encarada com a importância devida.

Existem serviços de psicologia que ajudam no processo de luto, e o seu Médico Veterinário pode fazer o mesmo pelos restantes animais da sua casa, caso existem. É sabido que os animais também sofrem com a morte de um companheiro, humano ou animal. 

Precisa de mais informações?

Informe-se com o seu médico-veterinário sobre as suas opções.

Contacte-nos!

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!