Tal como nos humanos, as vacinas para gatos são fundamentais na promoção da saúde animal, evitando o desenvolvimento de doenças graves, algumas das quais fatais. O plano vacinal do seu gato deverá ser delineado tendo em conta uma série de fatores, tais como, o estilo de vida, a idade, o risco de contrair determinadas infeções e as características das próprias vacinas.
Os Veterinários Sobre Rodas dispõem de um serviço de vacinação de gatos ao domicílio, baseado nas mais recentes diretrizes estabelecidas pela European Advisory Board on Cat Disease.
Regra geral os gatinhos devem fazer a primeira vacina entre as 8 e as 9 semanas de idade. Esta primeira vacinação deverá induzir o desenvolvimento de memória imunológica contra o vírus da panleucopénia felina (FPV), herpesvírus felino (FHV) e calicivírus felino (FCV).
No caso particular dos gatinhos resgatados, a primeira vacina deverá ser administrada às 6 semanas de idade. Em situações de surtos, é aconselhado antecipar a mesma para as 4 semanas de idade.
Sim, os gatos que vivem em prédios, vulgarmente denominados por gatos indoor, também devem ser vacinados, nomeadamente com as chamadas vacinas para gatos core (de administração recomendada). No entanto, ao contrário dos gatos com acesso ao exterior (outdoor), o prazo de revacinação poderá ser estendido até aos 3 anos de idade.
Em casos onde haja co-habitação com gatos infetados com o vírus da leucemia felina (FeLV), está também recomendada a vacinação dos demais gatos com a vacina para o FeLV.
As vacinas para gatos são particularmente importantes nas situações em que os animais saem de casa, pelo aumento do risco de infeção. Dependendo da análise dos fatores de risco subjacentes, pode ser aconselhado incluir no programa vacinal, vacinas que confiram proteção contra um maior número de agentes infecciosos, quando em comparação com gatos indoor. Exemplo disto é a vacina para a clamidiose felina.
Quando se fala em vacinar gatos, frequentemente é referente à vacina polivalente ou vacina múltipla. Como o próprio nome sugere, são vacinas que conferem proteção simultânea a mais do que um agente patogénico.
São vacinas consideradas de administração essencial (core), pelo seu efeito protetor contra o vírus da panleucopénia felina, herpesvírus felino e calicivírus felino.
Ao contrário dos cães a vacina da raiva não é de administração obrigatória em gatos em Portugal. Por forma a minimizar o risco de desenvolvimento de tumores no local da injeção, deve ser dada preferência às vacinas recombinantes ou sem adjuvantes.
A vacina para o FIV (vírus da imunodeficiência felina) está disponível apenas nos Estados Unidos da América, conferindo proteção conta o FIV subtipo A. No entanto, nos países do sul da Europa, como é o caso de Portugal, o subtipo mais frequente é o B. Em contraste, existe vacina para o FeLV (vírus da leucemia felina) em Portugal.
A vacina para o FeLV é considerada uma vacina não-core (opcionais), devendo a sua administração ser justificada pelo risco de infeção, uma vez que, embora raramente, possa levar ao desenvolvimento de tumores no local da injeção. Importa salientar, que antes da administração desta vacina, é necessário despistar a infeção por FeLV, por forma a garantir que o gato não está infetado.
Quer vacinar o seu animal de estimação?
O seu gato ainda não tem um plano de vacinas? Contacte-nos e nós tratamos de tudo!
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!