O seguro para cães e gatos é uma forma de seguro que é frequentemente negligenciada pelos proprietários de animais de estimação, mas que pode ser benéfico no que toca a custos inesperados quando o seu gato ou cão tem uma emergência.
O seguro de animais de estimação é uma apólice de cuidados de saúde para o seu animal de estimação, que lhe proporcionará o reembolso de despesas de saúde específicas que estão cobertas pela apólice. Embora o seguro de animais de estimação possa ajudar a proteger as suas finanças, nem todas as apólices de seguro de animais de estimação são criadas de forma igual - tem de compreender o que está coberto antes de escolher uma apólice para o seu animal de estimação.
Ninguém planeia ficar ferido ou doente, nem cães ou gatos, contudo nunca faz mal preparar-se para o inesperado quando se trata dos seus animais de estimação. Embora o amor dos seus cães ou gatos não tenha preço, as visitas veterinárias têm.
A oferta de seguro para animais é recente e a maioria cobre apenas cães e gatos. No entanto, existem diversas opções entre as quais escolher. A primeira questão prende-se com o tipo de cobertura prestado. Existem diversos tipos de apólice: de responsabilidade civil, de seguro de saúde e combinadas.
Para selecionar o melhor seguro, sugerimos uma avaliação das apólices com base num conjunto de critérios qualitativos, como coberturas e respetivos limites de capital, franquias e períodos de carência, exclusões ou âmbito territorial.
Longe de ser uma extravagância, um seguro para o seu animal de estimação é um seguro que protege toda a família.
Poderá subscrever o seguro diretamente junto da seguradora, através de um agente ou online. Além dos dados do tomador, ser-lhe-ão pedidos os dados do animal, tais como nome e data de nascimento, a espécie, a raça, o género, a cor ou o número do microchip. Dependendo da seguradora e do plano selecionado, poderá ter ainda de preencher um pequeno questionário para avaliar o historial clínico do animal.
O valor do prémio depende da espécie, da raça, do peso e da idade do animal. Na maior parte dos casos, o seguro para um cão tem um prémio superior ao de um gato. O prémio também pode variar em função da raça ou, no caso de animais sem raça definida, em função do respetivo peso. Algumas seguradoras poderão ainda praticar prémios diferentes consoante se trate de um macho ou fêmea e consoante o animal esteja, ou não, esterilizado.
Os seguros existem para garantir a cobertura de despesas dos danos causados pelos animais de estimação em caso de acidente, em caso de doença e desaparecimento dos mesmos. Existem inúmeros tipos de apólices no mercado, para todos os animais com base nas suas necessidades e idades.
Nomeamos 7 vantagens em adquirir um seguro para cães e gatos:
O seguro de responsabilidade civil cobre, geralmente, o pagamento de indemnizações por danos causados pelo animal a terceiros e os custos relacionados com a defesa jurídica.
Na escolha da apólice, além das coberturas, exclusões e limites de capital, deverá ter em conta o prémio anual a pagar. Este pode variar com a raça e a idade do animal, além de ser mais elevado para cães do que para gatos. Confira alguns exemplos atuais de uma seleção de boa qualidade de seguros que sugerimos:
Em Portugal a lei sobre seguros para cães e gatos diz que o Seguro de Responsabilidade Civil é obrigatório para cães perigosos e potencialmente perigosos. O Decreto-Lei no 312/2003, de 17 de Dezembro, aprovou as normas de detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos enquanto animais de companhia.
De acordo com o disposto no artigo 13º do referido diploma, o detentor daqueles animais fica obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil em relação aos mesmos.
Para que o referido requisito seja cumprido é necessário definir o capital mínimo a acordar, bem como outros critérios qualitativos, de importância primordial quando da celebração do contrato de seguro.
No processo de escolha de um seguro para animais de estimação, existem algumas opções. Por um lado, existem os seguros de responsabilidade civil para cães e gatos e, por outro, pode escolher-se um seguro mais completo, adicionando a esta cobertura outras proteções relacionadas com assistência veterinária e afins.
Desde o Decreto-Lei nº 312/2003 passou a ser obrigatório os donos de animais perigosos ou considerados potencialmente perigosos terem um seguro de Responsabilidade Civil para os mesmos. Isto significa que quaisquer danos materiais ou corporais comprovadamente provocados pelo animal serão indemnizados até ao limite estabelecido por lei.
São considerados cães potencialmente perigosos aqueles que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Raças de cães considerados potencialmente perigosos:
Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!