A gravidez é um período mágico, mas cheio de desafios. Muitas vezes é dito que os gatos são um dos desafios por transmitirem doenças como a toxoplasmose. Vamos mostrar-lhe aqui que não precisa de desfazer do seu fiel patudo porque terá um novo integrante na família.
A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita, Toxoplasma Gondii. É uma patologia sem grande gravidade excetuando quando nos referimos a uma mulher grávida. Neste caso, esta doença pode provocar malformações no feto.
A maioria das pessoas adquirem imunidade à doença de uma forma natural. Nas mulheres grávidas, esta imunidade é detetada nas primeiras semanas de gravidez através de análises específicas.
Os gatos são os únicos hospedeiros definitivos deste parasita sendo infetados quando ingerem roedores ou carnes cruas. Três a dez dias após a ingestão, o felino liberta os ovos do parasita pelas fezes durante um máximo de 14 dias.
Um gato uma vez infectado ganha imunidade à doença e é muito pouco provável que volte a excretar os ovos do parasita. A exceção são animais imunodeprimidos, FIV ou FeLV positivos, que podem excretar os ovos mais do que uma vez.
A transmissão do gato para as pessoas faz-se através das fezes contaminadas, ou seja, quando há o contacto direto com as fezes e em seguida, acidentalmente, com a boca ou olhos. Para que os ovos sejam infetantes precisam de estar no meio ambiente dois dias, só após este tempo é que se tornam perigosos.
Não são só os gatos que transmitem a toxoplasmose. Aliás, os nossos felinos são os que menos transmitem esta doença. Existem formas de transmissão mais comuns e perigosas, que são:
A primeira vez que uma pessoa tem contacto com o parasita pode ter sinais clínicos idênticos a uma gripe. Ou seja, até já pode ter tido contacto com o parasita e ser imune, e não o saber. Em geral, quando contacta com o parasita uma vez cria imunidade há doença para o resto da vida.
Nas mulheres grávidas que já tinham tido contacto com o parasita antes da gravidez, o risco de contrair a doença é praticamente nulo. No caso das mulheres grávidas que nunca estiveram em contacto com o parasita, o risco já é bem mais elevado. Se esta situação ocorrer pode provocar um aborto ou problemas congénitos (malformações) no feto.
Como nesta altura todos os cuidados são poucos, mesmo que o seu gato e você sejam imunes a toxoplasmose deve manter os cuidados básicos de higiene. Caso não saiba se é imune e não tem como saber, ou se sabe que não é imune, seguem-se algumas dicas para prevenir o contágio:
Uma mulher grávida tem sempre de ter cuidados acrescidos a todos os níveis. Não só devido a toxoplasmose mas também a outras patologias. Qualquer doença pode ter efeitos secundários mais graves, e o tratamento pode ser mais complicado em mulheres grávidas. Nem todos os tratamentos usuais podem ser aplicados a uma mulher grávida, o que complica qualquer doença, por mais comum que esta seja.
Dúvidas?
Se está grávida não se desfaça do seu animal! Faça uma consulta de check-up com os Veterinários Sobre Rodas! Além de permanecer no conforto de sua casa, corre menos riscos!
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!