Marque Connosco
A chegada de um cão

Está a pensar adoptar ou comprar um cão? Se sim, este é o artigo para si.

Ter um cão é uma experiência incrível que tem imensos benefícios, mas também requer responsabilidade. Garantir conforto e qualidade de vida ao seu companheiro é primordial. Pense se vai ter tempo e disponibilidade monetária para dedicar ao seu novo membro.

Caso não esteja seguro não avance, repense mais um pouco e faça-o quando estiver mais certo. Se já tem a sua decisão tomada e vai ter um novo patudo em casa, parabéns! Vai ser uma experiência única, e nós vamos ajudar a tirar algumas das suas dúvidas.

 

O que preparar antes de chegada de um cão?

Está para chegar o tão esperado dia, mas antes há alguns cuidados que temos de pensar:

  • Escolha o local onde o seu animal vai passar mais tempo nos primeiros meses – com a mudança de ambiente brusco que o seu cão terá, o melhor é já escolher onde quer que ele passe mais tempo e adaptar o local. Opte por uma casota e/ou cama adequada ao tamanho do seu animal e coloque já no sítio que lhe é reservado. Remova plantas, tapetes e objectos que não quer que sejam destruídos, produtos químicos e fios soltos. Pode instalar uma grade de bebé para o conter numa área restrita impedindo também que fique totalmente isolado.
  • Comedouro e bebedouro – devem ser de um material facilmente higienizado, e do tamanho e altura apropriada ao tamanho do seu cão. Poderá ter de ir adaptando o tamanho e altura com o crescimento do seu animal. Comedouro e bebedouro devem ficar distanciados do sítio que escolheu como WC do seu cão.
  • Local das necessidades – se não tem um local exterior, terá de escolher um local onde quer que o seu cão faça as suas necessidades. Ensina-lo a usar este local requer paciência e reforços positivos, mas com paciência e carinho vai conseguir!
  • Ração – seja em criador ou num canil/associação, deve questionar qual a alimentação que o seu animal está a fazer. Pode manter a mesma se assim o achar, mas se quiser alterar a ração deve fazê-lo apenas uma semana depois da chegada a casa do seu animal. Caso tenha dúvidas quanto a ração deve questionar o seu médico-veterinário.
  • Coleira e trela – deve comprar uma coleira e trela adequadas ao tamanho do seu animal. Após o cão estar adaptado à família deve começar a treiná-lo no uso de coleira e no passeio a trela mesmo que dentro de casa numa primeira fase.
  • Brinquedos – devem ser fortes, estimulantes, divertidos, de tamanho e formas diversas, mas sempre adequados ao tamanho do seu animal. Deve comprar alguns mas não os tenham todos sempre a disposição. Faça 2 ou 3 sets e vá trocando regularmente. Assim deixa o seu patudo sempre animado e curioso.
  • Escovas para o pelo – deverá comprar uma especifica para o pêlo do seu animal e desde cedo ir habituando o seu cão à escovagem. Deve ser uma altura de calma e não de stress.
  • Médico-veterinário – desde cedo o seu animal vai precisar de acompanhamento veterinário. Vacinas, desparasitações, castração e qualquer outra dúvida deve ser esclarecida com o médico veterinário de sua preferência.
Cão novo em casa

Chegou a casa, e agora?

Todos estão eufóricos com este momento, mas mudar é stressante para todos, e o seu cão sente-se do mesmo jeito. Dê-lhe algum espaço para se adaptar a si e a sua família. Se ele se quiser esconder e mostrar assustado não o force a sair. Incentive-o a sair, mas no seu próprio ritmo.

Sempre que há progressos deve ser parabenizado com palavras de incentivo ou prémios comestíveis. Nos primeiros dias será importante tirar mais tempo para o novo membro, para que a adaptação seja mais fácil e para que você o consiga conhecer melhor!

 

Mimos sim, mas não vamos sobrecarregar o patudo. Em especial atenção com as crianças. Sabemos que todos queremos que o nosso novo inquilino nos dê atenção mas não pudemos nos esquecer que também é preciso dar-lhe espaço e tempo de pausa.

 

Definir uma lista de regras que queremos em casa e fazer com que toda a família a cumpra é essencial. Se não queremos que o cão vá para o sofá, toda a família deve respeitar esta regra, será confuso se uns deixarem e outros não. Esta premissa é válida para todas as regras, por isso, discutam os limites que querem impor.

Se foi buscar o seu cão a num canil ou associação fale com os colaboradores do local para tentar conhecer alguns traços de feitio e preferências do seu fiel amigo. Pode ajudar na hora de ele se sentir mais confortável. Tenha em mente que as vezes pode ser mais complicado adquirir a confiança de um animal adulto, principalmente se foi maltratado, mas com paciência e amor vai chegar lá!

Todos os hábitos de passeio e comida que quiser introduzir deve fazê-lo assim que o seu cão entre em casa. Se o animal já é adulto e os hábitos serão idênticos, não terá grandes problemas. Mas se tiver de mudar algum hábito ou o animal for um bebé, dê-lhe algum tempo para se adaptar as novas regras.

Não se esqueça, dormir sozinho numa divisão também é um hábito que deve ser introduzido imediatamente, se assim for o que deseja. Mesmo que o seu animal chore ou ladre, ignore. Se lhe der atenção ele vai associar o latir ou chorar à sua chegada/presença, mesmo que seja para o recriminar, e vai voltar a repetir o mesmo comportamento piorando o choro e o ladrar.

Idas à rua com um cão adulto podem ser feitas a partir do momento que o animal é seu. Mas não se esqueça que idas à rua não são apenas sinónimos de fazer necessidades, são também alturas de diversão e exploração de espaços.

Levar um cachorro a rua deverá acontecer ao colo numa primeira fase. Quando o plano vacinal vai a meio já o pudemos deixar ir ao chão, mas sempre em cimento ou alcatrão e supervisionado para que não coma nada que não deve ou esteja em contacto com fezes ou urina de outros animais.

No fim do plano vacinal já o pode levar com segurança para todo o lado. Em qualquer altura pode estar em contacto com animas de amigos ou familiares desde que devidamente vacinados e desparasitados e em ambiente controlado.

Novo cão em casa

Mas, e a saúde do meu animal?

Desde cedo devemos levar o nosso animal ao veterinário. Assim que o seu novo membro chegar deve marcar uma consulta com o médico-veterinário para saber qual é o estado de saúde do seu patudo e descobrir quais serão os próximos passos.

Desparasitações, vacinas, microchip terão de ser feitos para proteção e legalização do seu patudo (parte podem já vir realizados no criador, canil ou associação). A saúde do seu animal é muito importante e deve ser sempre uma prioridade.

Ficou com dúvidas? Contacte-nos! Vamos até ao conforto de sua casa!

Precisa de um veterinário?

Estamos ansiosos por conhecer o seu novo membro da família! Marque uma consulta connosco.

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!