Várias são as opções alimentares que nós humanos dispomos. Os nossos animais, mesmo que de uma forma menos ampla, também tem algumas opções alimentares. Se acha que ração seca e latas húmidas são as únicas opções do mercado, desengane-se.
Há muito mais do que aquilo que, ao longo dos tempos, nos habituamos a comprar para os nossos patudos. Hoje iremos falar de uma dieta que apesar de parecer recente é bastante antiga.
BARF é o acrónimo inglês que significa Biologically Appropriate Raw Food. Em português é a sigla usada para descrever quem alimenta os animais com comida crua. A base desta alimentação consiste em carne crua, órgãos crus, ossos e cartilagens crus (inteiros ou moídos), vegetais e ovos crus.
Surgiu para tentar replicar o que o animal comeria no seu habitat natural. Preparadas em casa, adquiridas em lojas físicas ou online, em forma de preparado liofilizado ou congeladas, estas refeições encontram-se disponíveis de diversas maneiras.
Tudo começou nos anos 30 quando uma estudante de medicina veterinária, Juliette de Bairacli Levy questionou algumas abordagens convencionais da medicina veterinária e também da alimentação dos animais. Levy viajou pelo globo para aprender métodos mais naturais de tratamento de algumas patologias veterinárias e também para perceber como uma alimentação mais natural afetava tanto o gado como os animais de companhia.
Chegou à conclusão de que os cães eram mais saudáveis se comessem comida crua e natural. Esta prática era usual nesta década. Contudo, a partir dos anos 50, com o evoluir da sociedade, começou-se a cozinhar menos. Sendo isto válido para os seres humanos, também o era para os animais . Na década de 80 já praticamente todos os animais eram alimentados á base de comida processada (comida seca que a maioria de nós ainda dá aos nossos patudos).
Apesar de este tipo de alimentação ter caído em desuso, em 1993 o veterinário australiano Ian Bilinghurst publicou um livro que descrevia a BARF como a alimentação mais saudável. Foi dos primeiros médicos veterinários a relacionar alimentação com a saúde dos nossos animais. Foi nesta altura que a BARF começou a ganhar importância.
Diversos são os produtos que podemos utilizar nesta alimentação.
Os benefícios de uma dieta natural como a BARF são:
Quer experimentar esta alimentação com o seu animal? Ficam aqui algumas advertências e cuidados que deve ter.
A BARF, apesar de ser uma alimentação mais natural, é também uma dieta que requer informação, consciência, esforço, dedicação. O desleixo ou simplificação excessiva podem ter consequências para a saúde do seu animal e de quem coabita com ele. Tendo vantagens muito importantes, também tem desvantagens que fazem com que não seja uma opção de alimentação para todos os animais, nem para todos os tutores.
Dúvidas?
Ficou com dúvidas? Não sabe se o seu animal se adequa para este tipo de alimentação? Já faz esta alimentação, mas quer fazer um check-up? Fale connosco! Vamos até ao conforto de sua casa!
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!