A temperatura começou a cair e fomos buscar os casacos ao armário. Tal como nós nos protegemos do frio, os nossos animais de estimação também o fazem. Mostramos em baixo alguns cuidados a ter com o seu patudo nesta época tão fria.
Tal como nós procuramos estar no interior, o seu companheiro também. Recolha o seu animal de estimação para o interior de sua casa para protegê-lo das temperaturas mais baixas. Caso não tenha essa possibilidade, arranje uma casota ou local abrigado onde consiga manter uma temperatura mais amena.
Além de um local abrigado, devemos restringir as idas a rua. No caso dos cães, passeios mais curtos e em menor quantidade são a solução. Quanto aos gatos que gostam de ir dar a sua volta, vamos ter de o impedir.
Os gatos fazem uma vida perfeitamente normal dentro de casa sem necessitar de acesso a rua. Além do perigo das temperaturas baixas, ainda temos o perigo do seu gato se abrigar em sítios quentes, porém indevidos, como motores e rodas de carros, espaços apertados e de difícil acesso onde podem ficar presos.
Se faz usualmente a tosquia ao seu animal, nesta altura recomenda-se não o fazer. O pelo é uma proteção natural contra o frio que ajuda o seu animal a manter uma temperatura corporal mais elevada.
Roupas são bem-vindas em animais de pelo curto, idosos ou cachorros pois dão uma proteção extra contra o frio. Escolha adereços fáceis de vestir e despir pois o seu peludo aceitará melhor e se sentirá mais confortável.
Além de quentes ainda vão andar fashion. Cobertores e camas são um requisito obrigatório nesta época. Cobertores grossos e quentinhos, camas mais confortáveis devem ser colocadas à disposição do seu animal.
Ao contrário do que se pensa, nesta época não é necessário dar mais quantidade ração ao seu animal. Mas deve sim dar uma ração de melhor qualidade. Não queremos que o seu animal fique obeso, apenas queremos que tenha o sistema imunitário em alta.
É uma altura que pode fazer baixar as defesas do seu animal de estimação e ele ficar doente. Para tentarmos impedir ao máximo que tal aconteça devemos fornecer ração com as nutrientes e vitaminas apropriados para manter as suas defesas a trabalhar bem.
Tal como nós, os patudos também vão querer estar no quentinho. Tenha uma lareira ou um aquecedor mas tome cuidado com o seu fiel amigo para este não queimar as patinhas ou o focinho tentando se manter quente.
Sendo que é uma altura propícia a gripes e constipações temos de estar atentos aos animais mais débeis. As suas defesas podem não conseguir lidar com os agentes infeciosos o que pode originar uma patologia grave.
Devemos estar atentos também aos patudos com osteoartrites que no inverno tem mais dificuldade em se locomover, porque tem mais dor e desconforto. Devemos reforçar a proteção destes animais.
Tal como falamos no ponto anterior, as gripes e constipações são mais frequentes com o tempo frio. Para manter o seu animal protegido deve manter as vacinações em dia, assim conferimos uma imunidade extra para estes agentes infeccioso. Idealmente deverá fazer esta vacinação antes do inverno, por isso entre em contacto connosco para pudermos ajudar a melhorar a saúde do seu animal antes da chegada das temperaturas mais baixas.
Agora que já sabe os cuidados a ter, proteja o seu animal de estimação neste Inverno e conte com os Veterinários Sobre Rodas para o ajudar!
Quero marcar uma consulta!
Mantenha-se no conforto e quentinho da sua casa! Nós vamos deslocamos-nos a si.
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!