A sarna é uma doença de pele causada por ácaros (parasitas de pequenas dimensões, intimamente relacionados com as carraças) e que pode afetar diferentes tipos de animais de estimação, incluindo os cães.
De forma genérica existem dois tipos de sarna em cães, a sarna sarcóptica e a sarna demódecica, sendo a primeira considerada uma doença zoonótica, ou seja, transmissível aos humanos.
Quer saber mais sobre sarna em cães? Conte com a ajuda dos Veterinários Sobre Rodas ao domicílio.
A sarna sarcóptica ou escabiose (nome vulgarmente usado em medicina humana) é uma doença parasitária provocada por ácaros da espécie Sarcoptes scabiei. São parasitas microscópicos que escavam galerias e proliferam nas camadas superiores da pela (epiderme).
A sarna sarcóptica é uma doença cosmopolita, zoonótica, não sazonal e altamente contagiosa. A infeção pode surgir através do contato com objetos ou pelos contaminados. Porém, na grande maioria dos casos, esta ocorre pelo contato direto com o animal infetado.
As primeiras manifestações clínicas visíveis são pequenas pústulas, prurido (comichão) intenso e vermelhidão da pele. Seguidamente estas evoluem para um quadro descamativo, com perda significativa de pelo.
A apresentação de escoriações (perda da camada superficial da pele) ocorre devido ao auto-traumatismo desencadeado pela intensificação do prurido. Se o seu animal apresenta algum destes sinais, entre em contacto com os Veterinários Sobre Rodas ao domicílio
O diagnóstico de sarna sarcóptica é baseado primeiramente na história clínica e no exame físico do animal. Em cerca de 50% dos casos a análise microscópica de raspagens cutâneas permite identificar os ácaros e assim estabelecer um diagnostico definitivo. Outras formas de efetuar o diagnóstico desta parasitose inclui análises histopatológicas e serológicas.
O reflexo otopodal ou pinnal-pedal constitui um teste auxiliar que sugere a presença de infestação Sarcoptes scabiei em cães. Cerca de 80% dos cães com sarna sarcóptica tendem a coçar-se após fricção intencional das orelhas.
Devido à elevada capacidade de contágio desta dermatopatia e ao seu potencial zoonótico é essencial o tratamento, não só dos animais afetados, mas também a descontaminação do ambiente frequentado e o tratamento de todos os animais em contacto.
O tratamento em si compreende a realização de banhos, administração de fármacos antipruriginosos e de acaricidas como é o caso do Bravecto®.
A sarna demodécica ou demodicose, é uma doença de pele provocada por parasitas microscópicos do género Demodex, que se encontram frequentemente nos folículos pilosos. Ao contrário da sarna sarcóptica, a demodicose não é considerada uma doença contagiosa.
A doença é classicamente caracterizada por perda de pelo (alopécia). De acordo com o padrão das lesões, esta pode ser classificada em três formas distintas, a forma localizada, a forma generalizada e a pododermatite demodécica. Cerca de 90% dos casos localizados são de resolução espontânea.
Reconhece estes sintomas?
Desconfia que o seu cão possa ter sarna? Fale connosco, podemos ajudar!
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!