A coluna vertebral é composta por vértebras que, na sua maioria, são separadas por discos intervertebrais. Estes discos têm como função proporcionar flexibilidade à coluna vertebral e protegê-la, em certo grau, de traumatismos.
A hérnia discal é a deslocação parcial ou total de um disco intervertebral, levando à compressão da medula. As causas para esta patologia podem ser traumáticas (quedas, atropelamentos, entre outros) ou degenerativas (idade avançada, doenças congénitas). Existe uma classificação para esta doença:
Sendo uma doença comum em cães, não é exclusiva. Deve também estar atento ao seu felino.
Os sinais clínicos podem variar dependendo do disco intervertebral afetado e do nível de comprometimento do mesmo. Contudo as alterações mais comuns são:
A execução de um bom exame neurológico pode nos indicar onde se encontra a lesão, região cervical, torácica ou lombar. Contudo, apenas exames complementares de imagiologia é que confirmam o diagnóstico, e indicam com exatidão o espaço intervertebral afetado.
A radiografia é um método amplamente utilizado devido a sua facilidade de uso, disponibilidade por praticamente todas as clínicas e hospitais, e baixo custo. É suficiente para diagnosticar uma discopatia ou descartar a presença de outras alterações, mas não é possível confirmar a presença de uma hérnia discal.
A mielografia é também um exame amplamente disponível, onde é usado um meio de contraste para localizar melhor a lesão. Este exame pode ser suficiente para um animal seguir para cirurgia, contudo existem alguns problemas técnicos que podem comprometer a qualidade do exame e o diagnóstico.
A ressonância magnética (RM) ou tomografia computorizada (TAC) são os exames complementares de maior precisão dando uma imagem nítida e em três dimensões da lesão. Em alguns casos, o animal não pode seguir para cirurgia sem ser previamente submetido a uma destas técnicas.
O diagnóstico feito com a RM ou TAC é sempre mais correto e permite uma melhor opção terapêutica, seja ela conservativa ou cirúrgica. O prognóstico é também mais conciso. Como ainda são de difícil acesso e dispendiosos, o seu uso não é rotineiro.
Os exames laboratoriais são sempre requeridos para controlar o estado físico do animal, seja ou não necessário a sedação/anestesia muitas vezes necessárias nestes casos.
O objetivo final é recuperar a qualidade de vida do animal e em alguns casos a sua capacidade de andar. O tratamento para a hérnia discal pode ser médico/conservativo ou cirúrgico. A escolha vai depender da dor que o animal apresenta, se têm capacidade de andar ou não, e do tempo passado desde o início dos sinais clínicos.
O tratamento médico baseia-se na administração de anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos, contudo o grande foco do tratamento é a restrição de movimentos (repouso). Muitas vezes deve ser feita em jaula. Quanto mais quieto o animal está, melhor e mais rápida é a recuperação. Pode ser aplicado gelo no local da lesão e efetuada uma massagem para promover a circulação sanguínea.
O tratamento cirúrgico serve para descomprimir a medula e retirar o material herniado e danificado. Existem várias técnicas possíveis que serão escolhidas consoante cada caso e experiência do cirurgião. O repouso pós-cirúrgico é também, nestes casos, de extrema importância.
A acupuntura e fisioterapia são cruciais na recuperação de muitos animais e devem ser sempre consideradas. Apesar do repouso, a fisioterapia tem muitos benefícios, mas deve ser efetuada criteriosamente e por um profissional.
O prognóstico em qualquer dos casos vai depender do estado do animal inicialmente, de quantas horas o animal se encontra com as alterações e do tratamento efetuado. Quanto mais rápido identificar os sinais clínicos e procurar ajuda, maior é a probabilidade de uma melhoria significativa.
Reconhece estes sintomas?
Agende já uma consulta para o seu animal de estimação!
Marque uma consulta!Serviços de Veterinário em Casa
Serviços de Creche Canina
Conheça as nossas Clínicas Veterinárias
Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:
Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!