Marque Connosco
Anemia em cães e gatos

O que é? 

A medula óssea é responsável pela produção e libertação na corrente sanguínea de glóbulos vermelhos (designados também de eritrócitos ou hemácias). Estes têm como função transportar oxigénio para as células e tecidos. O transporte é feito por uma proteína, que faz parte da constituição dos eritrócitos, chamada hemoglobina. 

Anemia é o termo médico referente à redução do número de eritrócitos, hemoglobina ou ambos, circulante no sangue. Não é uma doença específica, mas sim uma condição ou alteração resultante de uma patologia. O número de glóbulos vermelhos pode diminuir devido à diminuição da sua produção, pela sua destruição ou perda por hemorragia. A anemia pode ser classificada de diversas formas, sendo uma delas em: 

  • Anemia regenerativa: quando a medula óssea responde apropriadamente tentando aumentar o número de glóbulos vermelhos circulantes, aumentando a sua produção; 
  • Anemia não regenerativa: quando a medula óssea não responde a diminuição dos eritrócitos circulantes. 

Sendo uma alteração consequente de uma patologia, várias são as causas possíveis:

  • Hemorragias (traumatismo, parasitas, úlceras, tumores, entre outros); 
  • Doenças imunomediadas; 
  • Tóxicos; 
  • Infeções (bactérias, vírus, parasitas); 
  • Doenças genéticas; 
  • Doenças endócrinas;  
  • Má nutrição; 
  • Doenças renais; 
  • Doenças que afetam a medula óssea; 
  • Tumores. 

Tendo em conta as inúmeras doenças que podem originar uma anemia, os sinais clínicos são igualmente diversos. Sinais Clínicos Como referido anteriormente, os sinais clínicos são diversos e dependem da origem da anemia. Se a doença subjacente for grave, os sinais clínicos vão ser mais graves, se a doenças tiver um curso mais lento, as alterações vão aparecendo ao longo do tempo. É, portanto, difícil apontar todos sinais clínicos, contudo a palidez das mucosas é uma alteração sempre presente. Além desta, temos também algumas alterações comuns: 

  • Prostração; 
  • Letargia; 
  • Perda de peso (doenças de curso mais lento); 
  • Falta de apetite; 
  • Taquicardia; 
  • Hemorragias (em casos graves). 
Cão e gato com anemia

Diagnóstico 

O diagnóstico de anemia faz-se através de exame físico, anamnese e exames complementares ao sangue. Um hemograma ou hematócrito são suficientes para determinar a presença ou não de anemia. 

Tendo em conta as inúmeras causas de anemia, vários outros exames complementares serão requeridos, como por exemplo: análises sanguíneas completas, análises às fezes, análises à urina, radiografia, ecografia, entre muitos outros. Em gatos, é também importante descartar a presença de FIV e FeLV. 

 

Tratamento 

O tratamento para anemia vai depender da causa. Contudo, para melhorar a anemia poderá ser necessário proceder a uma transfusão sanguínea. Esta transfusão é feita em casos extremos, em que a vida do animal se encontra em risco. Após diagnosticada a causa primária, o tratamento será direcionado apropriadamente.

Alguns tratamentos podem passar por: cirurgia (por exemplo remoção de um tumor que está com hemorragia ativa), administração de corticosteróides (por exemplo em doenças imunomediadas), administração de vitamina K (em animais intoxicados com rodenticidas), antibioterapia em infeções bacterianas ou parasitárias.

 

Prognóstico 

O prognóstico depende do diagnóstico e do estado físico do animal no momento. Se o animal tem uma anemia severa causada por trauma, tóxicos, tumor ou doença autoimune, por exemplo, o prognóstico é mais reservado. Caso a anemia seja diagnosticada cedo e o animal se encontrar num relativamente bom estado físico, o prognóstico é bom.

Reconhece estes sintomas?

Pretende saber se o seu animal de estimação tem anemia?

Marque uma consulta!

Serviços de Veterinário em Casa

Serviços de SPA Sobre Rodas

Quero marcar um banho ou tosquia ao domicílio
Quero marcar um serviço de Creche Canina
Quero marcar uma consulta em Clínica

Conseguiram tratar da minha pequenina que tinha muito medo, e estando em casa está no seu habitat natural!

Fábio Teixeira
ver vídeo
Fábio Teixeira

Excelente consulta ! A gata precisava de ser vacinada e resolvi o meu problema !

Margarida Franco
ver vídeo
Margarida Franco

Onde atuamos

Oferecemos um serviço veterinário profissional para o seu animal de estimação, no seu ambiente natural: a sua própria casa.
Deslocamo-nos em toda a área de:

Grande Lisboa
Ericeira
Mafra
Margem Sul
Setúbal
Carregado
Samora Correia
Benavente
Grande Porto
Vila Nova de Gaia
Matosinhos
Maia
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Braga
Guimarães
Famalicão
Aveiro
Ovar
Oliveira de Azemeis
SJ Madeira
Lagos
Portimão
Silves
Armação de Pera
Albufeira
Quarteira
Loulé
Faro
Olhão
São Brás de Alportel
Tavira
Algoz
Veterinário ao Domicílio

Fale connosco, nós vamos até si!

Usufrua dos nossos serviços veterinários no conforto da sua casa. Conheça os nossos serviços e marque já!